DIRETORIA DE ENSINO SUL 2
TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS
Comunicado DESU2: 153/2024
Data de emissão: 15/03/2024
Solicitado por: Núcleo de Informações e Tecnologia – NIT
Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.
Assunto: Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – Contratação de Link de Internet (PIEC)
Senhores(as), Diretores(as),
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo está atualmente implementando ações dentro do escopo da Política Estadual de Conectividade, com o objetivo de aprimorar a velocidade da internet e o acesso Wi-Fi nas escolas estaduais. Com vistas a promover uma alocação mais coerente das soluções relacionadas a esse tema, este comunicado apresenta diretrizes para a utilização dos recursos do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC).
O Programa, regulamentado pela Portaria Nº 33, de 7 de agosto de 2023, em seu Artigo 5, estabelece que os recursos devem ser alocados de acordo com as seguintes prioridades:
I. Contratação de serviços de acesso à internet;
II. Implementação de infraestrutura para distribuição do sinal de internet nas escolas;
III. Aquisição ou contratação de dispositivos eletrônicos; e
IV. Aquisição e contratação de recursos educacionais digitais.
Vale ressaltar que, considerando que a SEDUC/SP já fornece um link de internet (Intragov Dados) e Wi-Fi (Projeto Mega Escola), solicitamos que as escolas cuja velocidade de conexão seja inferior a 1 Mbps por aluno busquem aprimorá-la por meio da contratação de um link adicional. Contudo, está vedada a aquisição de switches e roteadores em virtude da contratação desses equipamentos pela CITEM.
Às Unidades Escolares que já receberam os recursos, por gentileza, efetuem a contratação do link de internet com a maior brevidade possível, para que toda comunidade escolar possa contar com uma estrutura de conectividade mais eficiente para atender as demandas administrativas e pedagógicas, buscando o melhor serviço/operadora disponível na região, e que a conexão e configuração desse link esteja próximo ao rack da intragov, para que seja conectada diretamente em nosso equipamento de firewall, conforme comunicado https://desul2.educacao.sp.gov.br/comunicado-desu2-no-744-2023-comunicacao-detec-citem-ceir-ativacao-do-link-adicional-contratado-pelas-unidades-escolares/.
Com isso, a SEDUC/SP espera que a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia dos alunos, professores e servidores, com a utilização dos equipamentos já disponibilizados, como desktops, celulares, tablets, notebooks ou através da utilização de dispositivos próprios, com a internet disponível em toda a escola e com 1Mbps por aluno.
Quaisquer dúvidas encaminhar para: desu2nit@educacao.sp.gov.br
Atenciosamente,