Diretoria de Ensino – Região Sul 2

educacao.sp.gov.br

SEESP - Estado de São Paulo SEESP - Estado de São Paulo
SEESP - Estado de São Paulo

Comunicado DESU2 nº 227 2024 – Apoio Presencial – Documentação de apoio

DIRETORIA DE ENSINO SUL 2

TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS

Comunicado DESU2: 227/2024

Data de emissão: 17/04/2024

Solicitado por: Dirigente Regional de Ensino.

Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.

 

Assunto: Orientação Técnica Apoio Presencial

 

Prezados,

 

Segue para ciência.

 

Orientação Técnica

Apoio Presencial

 

 

 

Última atualização em 16/04/2024

 

 

 

 

Introdução……………………………………………………………………………………………………………………………………….. 3

Objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula……………………………………………………………………………….. 3

Pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial…………………………………………………………………. 3

Etapas do Ciclo de Apoio Presencial………………………………………………………………………………………………… 4

Frequência……………………………………………………………………………………………………………………………………….. 4

Cálculo da meta da Unidade Escolar………………………………………………………………………………………………… 5

Secretaria escolar Digital – SED……………………………………………………………………………………………………….. 5

Painel Escola Total…………………………………………………………………………………………………………………………… 6

Dúvidas Frequentes…………………………………………………………………………………………………………………………. 9

● Quais são as etapas do Apoio Presencial na plataforma?………………………………………………………………. 9

● O CGPAC pode realizar o Apoio Presencial?……………………………………………………………………………….. 9

● Há alguma meta individual de apoios a serem realizados por cada gestor?…………………………………….. 9

● Quais docentes aparecem no painel do gestor?……………………………………………………………………………. 9

● É possível que um gestor conclua o ciclo de apoio presencial iniciado por um outro gestor?…………… 10

● Quando o ciclo de Apoio Presencial é finalizado?……………………………………………………………………….. 10

● É possível iniciar mais de um ciclo de apoio presencial a um mesmo professor?……………………………. 10

Não, é preciso que o primeiro ciclo seja finalizado para que um novo ciclo possa ser iniciado……………. 10

● Como alterar um ciclo de apoio que está com o status “Ciclos atrasados”?……………………………………. 10

● Como encontrar os professores na lista disponível na página do gestor?………………………………………. 10

● Eu consigo visualizar os apoios realizados por outros gestores?…………………………………………………… 11

● Como funciona o menu de status na home do gestor?…………………………………………………………………. 11

● Fiz o feedback ao professor e o ciclo continua com o status “ciclo em andamento” ou “ciclo atrasado”, como proceder?………………………………………………………………………………………………………………………….. 12

● Quando um gestor entra de férias, muda a meta?……………………………………………………………………….. 12

● As escolas vinculadoras, que atendem as modalidades e atendimento especializado, para estudantes indígenas, quilombolas, em assentamentos, Atendimento Socioeducativo (Fundação CASA) e em Unidades Prisionais (PEP), devem oferecer Apoio Presencial?……………………………………………………….. 12

● Qual é a importância do Apoio Presencial nas escolas que atendem estudantes das modalidades e atendimento especializado, inseridos nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e em unidades prisionais?………………………………………………………………………………….. 12

● Como será contabilizado o Apoio Presencial nas unidades escolares que são PEI e Regulares/Noturno?……………………………………………………………………………………………………………………. 13

Problemas reportados que estão para correção:…………………………………………………………………………….. 13

● Plataforma………………………………………………………………………………………………………………………………. 13

● Painel do BI…………………………………………………………………………………………………………………………….. 14

 

 

 Introdução

 

O apoio presencial em aula é uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e ao pedagogo refletirem sobre o processo de ensino a partir de questões propositivas, é uma prática construída a partir de combinados entre a equipe pedagógica e o corpo docente e, principalmente, é uma ação formativa que envolve três momentos: antes, durante e depois.

 

 

Objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula

I – Integrar a escola por meio da articulação e liderança do Diretor Escolar/ Diretor de Escola;

II – Aprimorar as práticas de sala de aula por meio de observações, devolutivas e construção de combinados;

III – Aproximar a gestão escolar da prática pedagógica;

IV – Avaliar resultados e pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos estudantes para tomada de decisões;

V – Melhorar os indicadores de resultados relacionados à aprendizagem dos estudantes.

 

 

Pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial

I – O caráter formativo da avaliação da prática didática;

II – A qualidade da mobilização curricular;

III – A valorização das estratégias de aprendizagem ativa;

IV – A importância do engajamento dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.

 

Etapas do Ciclo de Apoio Presencial

 

 

Frequência

A quantidade, mínima, de Ciclos de Apoio Presencial a ser realizada por cada Unidade Escolar semanalmente será proporcional ao tamanho da equipe gestora, contabilizados pelos seguintes cargos:

●     Unidades escolares de Ensino Regular:
I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
II – Vice-diretor Escolar,
III – Coordenador de Gestão Pedagógica

●     Unidades escolares do Programa de Ensino Integral:
I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
II – Vice-diretor Escolar,
III – Coordenador de Gestão Pedagógica Geral

Cálculo da meta da Unidade Escolar

●     3 Apoios semanais por integrante da equipe gestora da Unidade Escolar.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Secretaria escolar Digital – SED

 

●        Quem pode acessar – Perfis

o   Diretor de Escola / Diretor Escolar / Vice-Diretor

o   Coordenador de Organização Escolar

o   Professor Coordenador

 

●        Como acessar a plataforma de Apoio Presencial?

o   Site da SED: https://sed.educacao.sp.gov.br/

o   Menu de Plataformas da SEDUC

o   CARD de Apoio Presencial
OU

o   Site: https://apoiopresencial.educacao.sp.gov.br/login

o   Login: O mesmo utilizado na SED.

 

 

 

 

Painel Escola Total

 

●     Como funciona o farol do Índice de Apoios Realizados?

○     Verde: Maior ou igual a 3

○     Amarelo: Maior ou igual a 2 e menor que 3

○     Vermelho: Menos que 2

 

●        Quando o painel é atualizado?

Todas as segundas-feiras pela manhã.

 

●        De onde vem a base de dados que alimenta o painel?

Os dados são importados da Secretaria Escolar Digital – SED, na qual os gestores realizam suas observações e após o feedback, os professores apoiados dão o aceite.

 

●        Como acesso o painel?

O acesso ao painel de Apoio Presencial, bem como dos demais paineis, é feito pelo site Escola Total.

Após realizar o login, certifique-se que você está no ano desejado e clique no CARD de Apoio Presencial.

 

 

 

●        Como utilizo o painel?

Na visualização da Diretoria de Ensino, é possível realizar 8 (oito) filtros: Visão; Tipo DE; Tipo estabelecimento; PEI; Tipo de ensino; Turno; Série; e Período.

É importante lembrar que o uso dos filtros impacta diretamente nos resultados e, por isso, sempre devem ser usados de acordo com a pesquisa desejada.

 

 

As colunas Apoios Realizados e Apoios não finalizadosem roxo e laranja respectivamente, elucidam a situação dos apoios já iniciados no período selecionado no filtro.

Apoios realizados são aqueles que já foram concluídos, ou seja, o gestor já esteve na sala de aula, já conversou com o professor e este, já deu aceite no Apoio em seu perfil da SED. Enquanto, Apoios não finalizados são aqueles que pararam antes do aceite do professor e, por isso, ainda não foram concluídos.

Outra coluna fundamental para a análise dos Apoios Presencial é a de Índice de Apoios RealizadosAtravés deste índice é possível verificar se os 3 apoios por semana por gestor estão sendo feitos. Para aquelas Unidades Escolares que estiverem com um índice de 3 ou mais, a célula ficará Verde, enquanto ficaram Amarelo para aquelas com índices maiores que 2 e menores que 3 e vermelho para os índices menores que 2, conforme pode ser observado na legenda de cores na parte inferior da tela do painel.

Visando uma análise mais completa, o painel também evidencia a série histórica de apoios realizados e a média do estado para que a comparação possa ser feita.

Além disso, dentro da visão Escola mais 3 (três) filtros podem ser utilizados a fim de realizar buscas: Supervisor; Município; Escola.

 

●     Como funciona o cálculo do Índice de Apoios Realizados no painel do BI?

O índice é definido pela quantidade de ciclos de apoio realizados na semana dividido pelo número de pessoas que compõem a equipe gestora da unidade escolar que é contabilizada para definição da meta (coluna “Total Equipe Gestora”).

 

●     Como o número de professores e gestores são contabilizados no painel do BI?

São todos os professores e gestores que foram registrados da SED em suas posições até o último dia do mês anterior. Se o professor ou gestor foi incorporado à equipe neste mês, ele será refletido no painel do BI no mês seguinte.

A coluna “Total Equipe Gestora” se refere ao número de gestores que estão sendo contabilizados para a meta de apoio presencial. São os gestores com os cargos ocupados da SED de Diretor de Escola / Diretor Escolar, Vice-Diretor / COE, Coordenador Gestão Pedagógica (CGP) e Coordenador Gestão Pedagógica Geral (CGPG).

Já a coluna “Total Avaliadores” se refere a quantidade de pessoas que já fizeram a ação de apoio dentro da equipe.

 

●     O total de apoios no Painel do BI está diferente do CARD de Nº total de apoios finalizados da plataforma. É um problema?

Não é um problema. O CARD “Nº total de apoios finalizados” pode ter diferença em relação ao painel do BI devido à periodicidade com que cada um é atualizado.

○     Painel do BI é atualizado semanalmente

○     CARD “Nº total de apoios finalizados” é atualizado automaticamente.

 

 

 

Dúvidas Frequentes

 

●     Quais são as etapas do Apoio Presencial na plataforma?

 

 

 

●      O CGPAC pode realizar o Apoio Presencial?

Sim, o Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGPAC) não é contabilizado para o cálculo da meta. No entanto, ele pode realizar Ciclos de Apoio Presencial de forma a contribuir para o alcance da meta da Unidade Escolar.

 

●     Há alguma meta individual de apoios a serem realizados por cada gestor?

A Equipe Gestora, sob a liderança do Diretor de Escola/Diretor Escolar, deverá se dividir para alcançar a meta semanal de Ciclos de Apoio Presencial a serem realizados, considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.

Para divisão dos Ciclos de Apoio Presencial deverá ser considerado, no mínimo, um Ciclo para cada membro da equipe Gestora.

 

●     Quais docentes aparecem no painel do gestor?

Todos os docentes com contratos regulares e com aulas atribuídas na SED. Somente estes professores terão o nome disponibilizado no painel do gestor. Serão mostrados os docentes da unidade vinculadora e das unidades vinculadas.

 

●     É possível que um gestor conclua o ciclo de apoio presencial iniciado por um outro gestor?

Não, somente o gestor que iniciou o formulário de observação pode registrar e concluir o feedback ao professor no sistema. Outros gestores podem consultar o formulário mas os botões de “adicionar” combinados” e “concluir o apoio” não estarão disponíveis.

 

●     Quando o ciclo de Apoio Presencial é finalizado?

O ciclo de Apoio Presencial possui as seguintes etapas de registro no sistema:
1ª – Gestor: Responder o Formulário de Apoio;
2ª – Gestor: Realizar feedback do professor;
3ª – Professor: Concluir o ciclo de apoio

O ciclo só é considerado como concluído quando o professor concluir o processo de apoio recebido no sistema.

 

●     É possível iniciar mais de um ciclo de apoio presencial a um mesmo professor?

Não, é preciso que o primeiro ciclo seja finalizado para que um novo ciclo possa ser iniciado.

 

●     Como alterar um ciclo de apoio que está com o status “Ciclos atrasados”?

Realize o feedback e solicite ao professor que também o conclua no sistema. O status de “ciclos atrasados” é apenas um alerta de que a data prevista para a realização do feedback passou e o ciclo de apoio ainda não foi concluído, devido ao feedback ainda não ter sido registrado ou pelo docente não ter concluído o mesmo no sistema. Ao finalizar o ciclo de apoio, ele ficará com o status de “Ciclos cocluídos”.

 

●     Como encontrar os professores na lista disponível na página do gestor?

Os professores podem ser encontrados ao digitar o nome do mesmo do campo de “filtro”, disponível na lateral direita da tela ou pela rolagem de páginas disponível no canto inferior direito da tela.
Caso a barra de rolagem não esteja habilitada, atualize a página (F5 no teclado).

 

●     Eu consigo visualizar os apoios realizados por outros gestores?

A tela de gestão da escola é a mesma para todos os gestores, representa uma visão compartilhada de todos os professores da unidade escolar que estão com ciclos de apoio em aberto no sistema.

 

●     Como funciona o menu de status na home do gestor?

O menu de status mostra o número de professores em cada uma das seguintes etapas:

●     Nº de professores na escola: Todos os professores com aulas atribuídas na unidade escolar;

●     Nº de professores com um ciclo atrasado: Todos professores cuja data prevista para recebimento do feedback do ciclo de apoio mais recente já foi ultrapassada;

●     Nº de professores com um ciclo em andamento: Todos os professor cujo ciclo de apoio mais recente está em andamento;

●     Nº de professores para novo apoio: Todos os professores que ainda não tiveram nenhum um ciclo de apoio iniciado ou que já tiveram o ciclo de apoio mais recente concluído por eles no sistema.

●     Nº total de apoios finalizados: Totalizador com todos ciclos de apoio já finalizados realizados ao longo do ano.

Importante:

●     O menu de status se refere ao número de professores que estão com o ciclo mais recente em cada etapa, independente da quantidade de ciclos que o professor já recebeu.

●     Este filtro é dinâmico, por exemplo: um professor que está no status “concluído”, ao ter um novo ciclo aberto, será movido para o status “em andamento”.

●     A somatória de professores em cada caixinha será variável, porque o docente muda de status dependendo da etapa em que se encontra o seu ciclo mais recente.

●     A quantidade de professores em cada filtro nunca ultrapassará o total de professores com aulas atribuídas na unidade escolar.

●     O CARD “Nº total de apoios finalizados” pode ter diferença em relação ao painel do BI devido à periodicidade em que eles são atualizados:

○     Painel do BI possui atualização semanal

○     CARD “Nº total de apoios finalizados” possui atualização instantânea.

 

●     Fiz o feedback ao professor e o ciclo continua com o status “ciclo em andamento” ou “ciclo atrasado”, como proceder?

Após o registro do feedback na plataforma, é preciso que o docente conclua o ciclo de apoio no sistema para que ele conste como “ciclo concluído”.

 

●     Quando um gestor entra de férias, muda a meta?

Não muda. Esta é uma das tarefas, dentre as outras, que na ausência do diretor são assumidas pela equipe.

 

●     As escolas vinculadoras, que atendem as modalidades e atendimento especializado, para estudantes indígenas, quilombolas, em assentamentos, Atendimento Socioeducativo (Fundação CASA) e em Unidades Prisionais (PEP), devem oferecer Apoio Presencial?

Professores que atuam nas turmas inseridas nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e nas unidades prisionais, devem receber o Apoio Presencial, levando em consideração as particularidades desses locais. É imprescindível que a equipe gestora esteja próxima dessas especificidades, articulando os aprimoramentos nas práticas de sala de aula, apoiando professores, avaliando resultados e identificando melhorias na qualidade dos serviços prestados aos estudantes, visando a melhoria dos indicadores de aprendizagem desse público. Para os casos em que existam dificuldades de acesso à escola ou nos serviços de internet, recomenda-se fornecer o feedback no mesmo dia, mesmo que o lançamento no sistema possa ser realizado posteriormente. Nessas circunstâncias específicas, o PEC de Inclusão Educacional e o Centro de Inclusão Educacional (COPED) poderão apoiar nessa prática.

 

●     Qual é a importância do Apoio Presencial nas escolas que atendem estudantes das modalidades e atendimento especializado, inseridos nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e em unidades prisionais?

Cada contexto mencionado apresenta desafios únicos, relacionados às diversidades culturais, socioeconômicas, linguísticas e emocionais. O Apoio Presencial permite a Equipe Gestora se aproximar dos professores, compreender melhor as necessidades específicas desses estudantes e apoiar diretamente na adaptação das suas práticas de ensino. A presença física da Equipe Gestora nessas comunidades e contextos específicos, pode contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários e institucionais, demonstrando o compromisso da escola e dos educadores com o bem-estar e o desenvolvimento educacional dos estudantes e de suas famílias. É fundamental oferecer um ensino de qualidade que atenda às necessidades individuais e coletivas desses alunos, promovendo assim a equidade educacional e o desenvolvimento integral de cada estudante.

 

 

 

●     Como será contabilizado o Apoio Presencial nas unidades escolares que são PEI e Regulares/Noturno?

A contabilização da meta leva em conta o tamanho da equipe gestora associada à unidade escolar vinculadora, independente da quantidade de professores atrelados. A unidade escolar tem autonomia para se organizar da melhor forma considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.

 

●     O supervisor terá acesso à plataforma de Apoio Presencial?

 

 

Sim, esta funcionalidade está em desenvolvimento e será disponibilizada no futuro.

 

 

Problemas reportados que estão para correção:

●     Plataforma

○     Inclusão de professores de escolas vinculadas no painel do gestor. ✅

○     Individualização dos apoios de professores que estão vinculados a mais de uma unidade escolar.

○     Professores cuja lista de componentes está incompleta no formulário de apoio.

○     Professores cujo registro de componentes estão se misturando no formulário de apoio.

○     Acesso de professores à página de apoio presencial em que aparece o aviso de “este perfil não tem acesso a tela de apoio presencial”.

○     Problemas na transição entre feedback concluído  e conclusão pelo professor.

 

●     Painel do BI

○     Atualização da base de gestores para correção da coluna “Total Equipe Gestores” e coluna “Total Avaliadores”.

 

 

Atenciosamente,