Diretoria de Ensino – Região Sul 2

educacao.sp.gov.br

SEESP - Estado de São Paulo SEESP - Estado de São Paulo
SEESP - Estado de São Paulo

Comunicado DESU2 81/2024 – Apoio Presencial a Sala de aula / Digitalização do instrumento pelo trio gestor

DIRETORIA DE ENSINO SUL 2

TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS

 

Comunicado DESU2:  81 /2024

Data de emissão: 21/02/2024

Solicitado por: Núcleo Pedagógico

Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino

 

 

Assunto: Apoio Presencial a Sala de aula / Digitalização do instrumento pelo trio gestor.

Público-alvo: Diretores, Vice-Diretor e Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral e Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGP, CGPG e CGPAC).

Diante da Live Pedagógica de 19/02/2024, o Apoio Presencial a aula será realizado pelo APP Apoio Presencial, com objetivo de apoiar o movimento dentro da sua escola.

No ano de 2023, começamos o processo Formativo de Apoio presencial para Diretores e CGP e no ano de 2024, o processo terá desdobramento e monitoramento no Super BI.

Link de acesso: https://apoiopresencial.educacao.sp.gov.br/login

OBS* login é o mesmo da SED/ acesso no perfil do trio Gestor a partir do dia 19/02/2024.

ATENÇÃO às metas da escola.

O trio gestor deve realizar 5 apoios por semana, dividido entre a equipe, lembrando dos objetivos pedagógicos e acompanhamento via painel Super BI a partir do dia 26/02/2024.

  • O histórico é de fácil consulta tanto para os gestores como para os professores. Pode ser realizado no celular, tablet ou computador.
  • Pode-se acompanhar a evolução dos indicadores sob responsabilidade do Supervisor com gestão da Subsecretaria e DE.

 

  • Feedback “olho no olho” deve ser agendado e cumprido prazo máximo de 1 semana do apoio realizado, para não entrar como atraso.

 

  • Professor precisa concluir o ciclo de apoio no seu perfil dentro do prazo estabelecido pelo gestor, para dar como concluído e não haver atraso.

 

 

OBS* O Formulário deve ser acompanhado pelos gestores da U.E. até que estejam todos concluídos, para que seja monitorado no BI e sem atrasos. Esse acompanhamento é fundamental.

No formulário estão “TODOS” agendamentos dos professores e o status geral da escola para monitoramento do apoio a sala de aula até ser concluído por todas as partes dentro do agendamento da gestão e sem haver atrasos, para constar no BI.

Itens de observação à aula para apoiar o professor no pedagógico, dando feedback nos aspectos para melhoria da prática;

FORMULÁRIO DE APOIO A SALA DE AULA:

 

Bem-vindo (a) ao instrumento de apoio presencial em sala de aula, ao concluir o formulário será possível editar ou excluir só até a finalização do feedback.

Quanto ao aspecto pedagógico, como você acredita que o (a) cumpriu os campos de observação abaixo? Avalie de acordo com a legenda.

Questões a serem observada:

  1. O professor conseguiu desenvolver o conteúdo de modo que a maior parte dos alunos participaram da aula.
  2. O professor utilizou metodologia ativas para um melhor aprendizado.
  3. O professor conseguiu gerenciar bem o tempo para desenvolver a sequência didática, atividades e tirar as dúvidas.
  4. O conteúdo foi apresentado de maneira bem organizada, objetiva e eficiente.
  5. O clima na sala de aula é de colaboração, respeito mútuo e favorável à aprendizagem.

 

Atenção ao prazo do feedback sugerimos que você realize em até 1 semana após salvar o instrumento de apoio presencial.

 

O texto de observação deve ter no mínimo 100 caracteres.

 

Para o acompanhamento, clicando em andamento, você terá

 

No feedback é importante você escrever nas observações o que foi observado como pontos positivos e a melhorar.

Depois, escrever nos combinados uma frase de cada vez, conforme exemplo abaixo:

 

OBSERVAÇÕES:

Professor conduziu muito bem a aula, observando bem o conteúdo planejado. No entanto, faltou tempo para tirar dúvidas dos estudantes.

 

No campo dos combinados para próxima semana: (anotar pontos de atenção observados pelo gestor, para o próximo apoio a sala de aula.)

 

Exemplo:

  • Planejar melhor o tempo para cada dinâmica.
  • Realizar atividades que promovam a interação entre os estudantes.
  • Realizar atividades engajantes.

 

OBS* Nesta etapa eu posso excluir alguns combinados ou incluir antes de concluir. 

 

OBS* Quando o gestor concluir essa tapa do feedback vai para o professor poder concluir o processo do apoio em andamento. Onde deverá ler os combinados e observações de sua aula e concluir. (Lembrando que o gestor já fez o “Olho no olho”

 

Aparecerá para o professor para dar continuidade ao processo do apoio em andamento.

 

 

Só após o professor concluir o processo dentro da data agendada pelo gestor, irá aparecer como terminada a ação e constar como concluído no BI.

 

Sendo concluído as etapas no prazo o status mudará. Onde estava 2 em andamento aparecerá 1 aumentará+ 1 concluído.

Dúvidas: Assista a live do dia 19/02/24, link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=JwRNkg5iyQA

Atenciosamente,