DIRETORIA DE ENSINO SUL 2
TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS
Comunicado DESU2: 81 /2024
Data de emissão: 21/02/2024
Solicitado por: Núcleo Pedagógico
Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino
Assunto: Apoio Presencial a Sala de aula / Digitalização do instrumento pelo trio gestor.
Público-alvo: Diretores, Vice-Diretor e Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral e Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGP, CGPG e CGPAC).
Diante da Live Pedagógica de 19/02/2024, o Apoio Presencial a aula será realizado pelo APP Apoio Presencial, com objetivo de apoiar o movimento dentro da sua escola.
No ano de 2023, começamos o processo Formativo de Apoio presencial para Diretores e CGP e no ano de 2024, o processo terá desdobramento e monitoramento no Super BI.
Link de acesso: https://apoiopresencial.educacao.sp.gov.br/login
OBS* login é o mesmo da SED/ acesso no perfil do trio Gestor a partir do dia 19/02/2024.
ATENÇÃO às metas da escola.
O trio gestor deve realizar 5 apoios por semana, dividido entre a equipe, lembrando dos objetivos pedagógicos e acompanhamento via painel Super BI a partir do dia 26/02/2024.
- O histórico é de fácil consulta tanto para os gestores como para os professores. Pode ser realizado no celular, tablet ou computador.
- Pode-se acompanhar a evolução dos indicadores sob responsabilidade do Supervisor com gestão da Subsecretaria e DE.
- Feedback “olho no olho” deve ser agendado e cumprido prazo máximo de 1 semana do apoio realizado, para não entrar como atraso.
- Professor precisa concluir o ciclo de apoio no seu perfil dentro do prazo estabelecido pelo gestor, para dar como concluído e não haver atraso.
OBS* O Formulário deve ser acompanhado pelos gestores da U.E. até que estejam todos concluídos, para que seja monitorado no BI e sem atrasos. Esse acompanhamento é fundamental.
No formulário estão “TODOS” agendamentos dos professores e o status geral da escola para monitoramento do apoio a sala de aula até ser concluído por todas as partes dentro do agendamento da gestão e sem haver atrasos, para constar no BI.
Itens de observação à aula para apoiar o professor no pedagógico, dando feedback nos aspectos para melhoria da prática;
FORMULÁRIO DE APOIO A SALA DE AULA:
Bem-vindo (a) ao instrumento de apoio presencial em sala de aula, ao concluir o formulário será possível editar ou excluir só até a finalização do feedback.
Quanto ao aspecto pedagógico, como você acredita que o (a) cumpriu os campos de observação abaixo? Avalie de acordo com a legenda.
Questões a serem observada:
- O professor conseguiu desenvolver o conteúdo de modo que a maior parte dos alunos participaram da aula.
- O professor utilizou metodologia ativas para um melhor aprendizado.
- O professor conseguiu gerenciar bem o tempo para desenvolver a sequência didática, atividades e tirar as dúvidas.
- O conteúdo foi apresentado de maneira bem organizada, objetiva e eficiente.
- O clima na sala de aula é de colaboração, respeito mútuo e favorável à aprendizagem.
Atenção ao prazo do feedback sugerimos que você realize em até 1 semana após salvar o instrumento de apoio presencial.
O texto de observação deve ter no mínimo 100 caracteres.
Para o acompanhamento, clicando em andamento, você terá
No feedback é importante você escrever nas observações o que foi observado como pontos positivos e a melhorar.
Depois, escrever nos combinados uma frase de cada vez, conforme exemplo abaixo:
OBSERVAÇÕES:
Professor conduziu muito bem a aula, observando bem o conteúdo planejado. No entanto, faltou tempo para tirar dúvidas dos estudantes.
No campo dos combinados para próxima semana: (anotar pontos de atenção observados pelo gestor, para o próximo apoio a sala de aula.)
Exemplo:
OBS* Nesta etapa eu posso excluir alguns combinados ou incluir antes de concluir.
|
OBS* Quando o gestor concluir essa tapa do feedback vai para o professor poder concluir o processo do apoio em andamento. Onde deverá ler os combinados e observações de sua aula e concluir. (Lembrando que o gestor já fez o “Olho no olho”
Aparecerá para o professor para dar continuidade ao processo do apoio em andamento.
Só após o professor concluir o processo dentro da data agendada pelo gestor, irá aparecer como terminada a ação e constar como concluído no BI.
Sendo concluído as etapas no prazo o status mudará. Onde estava 2 em andamento aparecerá 1 aumentará+ 1 concluído.
Dúvidas: Assista a live do dia 19/02/24, link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=JwRNkg5iyQA
Atenciosamente,