DIRETORIA DE ENSINO SUL 2
TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS
Comunicado DESU2: 180/2024
Data de emissão: 28/03/2024
Solicitado por: Dirigente Regional de Ensino
Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.
Assunto: Dúvidas e respostas sobre apoio presencial
Senhores Diretores,
Segue perguntas e respostas sobre Apoio presencial para ciência.
Como faço para esclarecer minhas dúvidas sobre Apoio Presencial?
Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, segue a FAQ:
1 – O que é o Ciclo de Apoio Presencial?
O apoio presencial em aula é uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e ao pedagogo refletirem sobre o processo de ensino a partir de questões propositivas, é uma prática construída a partir de combinados entre a equipe pedagógica e o corpo docente e, principalmente, é uma ação formativa que envolve três momentos: antes, durante e depois.
2 – Quais são os objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula?
I – Integrar a escola por meio da articulação e liderança do Diretor Escolar/ Diretor de Escola;
II – Aprimorar as práticas de sala de aula por meio de observações, devolutivas e construção de combinados;
III – Aproximar a gestão escolar da prática pedagógica;
IV – Avaliar resultados e pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos estudantes para tomada de decisões;
V – Melhorar os indicadores de resultados relacionados à aprendizagem dos estudantes.
3 – Quais são os pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial?
I – O caráter formativo da avaliação da prática didática;
II – A qualidade da mobilização curricular;
III – A valorização das estratégias de aprendizagem ativa;
IV – A importância do engajamento dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.
4 Quais são as etapas do Ciclo de Apoio Presencial?
5 – Com qual frequência o Apoio Presencia deve ser realizado?
A quantidade, mínima, de Ciclos de Apoio Presencial a ser realizada por cada Unidade Escolar semanalmente será proporcional ao tamanho da equipe gestora, contabilizados pelos seguintes cargos:
- Unidades escolares de Ensino Regular:
I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
II – Vice-diretor Escolar,
III – Coordenador de Gestão Pedagógica - Unidades escolares do Programa de Ensino Integral:
I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
II – Vice-diretor Escolar,
III – Coordenador de Gestão Pedagógica Geral
6 – Como calcular a meta da minha Unidade Escolar?
- 3 Apoios semanais por integrante da equipe gestora da Unidade Escolar.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
7 – O CGPAC pode realizar o Apoio Presencial?
Sim, o Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGPAC) não é contabilizado para o cálculo da meta. No entanto, ele pode realizar Ciclos de Apoio Presencial de forma a contribuir para o alcance da meta da Unidade Escolar.
8 – Há alguma meta individual de apoios a serem realizados por cada gestor?
A Equipe Gestora, sob a liderança do Diretor de Escola/Diretor Escolar, deverá se dividir para alcançar a meta semanal de Ciclos de Apoio Presencial a serem realizados, considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.
Para divisão dos Ciclos de Apoio Presencial deverá ser considerado, no mínimo, um Ciclo para cada membro da equipe Gestora.
9 – Como acessar a plataforma de Apoio Presencial?
Site: https://apoiopresencial.educacao.sp.gov.br/login
Login: O mesmo utilizado na SED.
10 – Quais docentes aparecem no painel do gestor?
Todos os docentes com contratos regulares e com aulas atribuídas na SED. Somente estes professores terão o nome disponibilizado no painel do gestor. Serão mostrados os docentes da unidade vinculadora e das unidades vinculadas.
11 – É possível que um gestor conclua o ciclo de apoio presencial iniciado por um outro gestor?
Não, somente o gestor que iniciou o formulário de observação pode registrar e concluir o feedback ao professor no sistema. Outros gestores podem consultar o formulário porém os botões de “adicionar” combinados” e “concluir o apoio” não estarão disponíveis.
12 – Quando o ciclo de Apoio Presencial é finalizado?
O ciclo de Apoio Presencial possui as seguintes etapas de registro no sistema:
1ª – Gestor: Responder o Formulário de Apoio;
2ª – Gestor: Realizar feedback do professor;
3ª – Professor: Concluir o ciclo de apoio
O ciclo só é considerado como concluído quando o professor concluir o processo de apoio recebido no sistema.
13 – É possível iniciar mais de um ciclo de apoio presencial a um mesmo professor?
Não, é preciso que o primeiro ciclo seja finalizado para que um novo ciclo possa ser iniciado.
14 – Como alterar um ciclo de apoio que está com o status “Ciclos atrasados”?
Realize o feedback e solicite ao professor que também o conclua no sistema. O status de “ciclos atrasados” é apenas um alerta de que a data prevista para a realização do feedback passou e o ciclo de apoio ainda não foi concluído, devido ao feedback ainda não ter sido registrado ou pelo docente não ter concluído o mesmo no sistema. Ao finalizar o ciclo de apoio, ele ficará com o status de “Ciclos concluídos”.
15 – Como encontrar os professores na lista disponível na página do gestor?
Os professores podem ser encontrados ao digitar o nome do mesmo do campo de “filtro”, disponível na lateral direita da tela ou pela rolagem de páginas disponível no canto inferior direito da tela.
Caso a barra de rolagem não esteja habilitada, atualize a página (F5 no teclado).
16 – Eu consigo visualizar os apoios realizados por outros gestores?
A tela de gestão da escola é a mesma para todos os gestores, representa uma visão compartilhada de todos os professores da unidade escolar que estão com ciclos de apoio em aberto no sistema.
17 – Como funciona o menu de status na home do gestor?
O menu de status mostra o número de professores em cada uma das seguintes etapas:
- Todos: Todos os professores com aulas atribuídas na unidade escolar;
- Ciclos atrasados: Todos os professores cuja data prevista para recebimento do feedback do ciclo de apoio mais recente já foi ultrapassada;
- Ciclos em andamento: Todos os professores cujo ciclo de apoio mais recente está em andamento;
- Ciclos aguardando início: Todos os professores que ainda não tiveram nenhum um ciclo de apoio iniciado
- Ciclos concluídos: Todos os professores que já tiveram o ciclo de apoio mais recente concluído por eles no sistema.
Importante: O menu de status se refere ao número de professores que estão com o ciclo mais recente em cada situação e não o número total de ciclos realizados.
Este filtro é dinâmico, por exemplo: um professor que está no status “concluído”, ao ter um novo ciclo aberto, ele será movido para o status “em andamento”.
A somatória de ciclos concluídos poderão ser conferidos pelo painel do BI.
18 – Fiz o feedback ao professor e o ciclo continua com o status “ciclo em andamento” ou “ciclo atrasado”, como proceder?
Após o registro do feedback na plataforma, é preciso que o docente conclua o ciclo de apoio no sistema para que ele conste como “ciclo concluído”.
19 – Quando um gestor entra de férias, muda a meta?
Não muda. Esta é uma das tarefas, dentre as outras, que na ausência do diretor são assumidas pela equipe.
20 – As escolas vinculadoras, que atendem as modalidades e atendimento especializado, para estudantes indígenas, quilombolas, em assentamentos, Atendimento Socioeducativo (Fundação CASA) e em Unidades Prisionais (PEP), devem oferecer Apoio Presencial?
Professores que atuam nas turmas inseridas nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e nas unidades prisionais, devem receber o Apoio Presencial, levando em consideração as particularidades desses locais. É imprescindível que a equipe gestora esteja próxima dessas especificidades, articulando os aprimoramentos nas práticas de sala de aula, apoiando professores, avaliando resultados e identificando melhorias na qualidade dos serviços prestados aos estudantes, visando a melhoria dos indicadores de aprendizagem desse público. Para os casos em que existam dificuldades de acesso à escola ou nos serviços de internet, recomenda-se fornecer o feedback no mesmo dia, mesmo que o lançamento no sistema possa ser realizado posteriormente. Nessas circunstâncias específicas, o PEC de Inclusão Educacional e o Centro de Inclusão Educacional (COPED) poderão apoiar nessa prática.
21 – Qual é a importância do Apoio Presencial nas escolas que atendem estudantes das modalidades e atendimento especializado, inseridos nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e em unidades prisionais?
Cada contexto mencionado apresenta desafios únicos, relacionados às diversidades culturais, socioeconômicas, linguísticas e emocionais. O Apoio Presencial permite a Equipe Gestora se aproximar dos professores, compreender melhor as necessidades específicas desses estudantes e apoiar diretamente na adaptação das suas práticas de ensino. A presença física da Equipe Gestora nessas comunidades e contextos específicos, pode contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários e institucionais, demonstrando o compromisso da escola e dos educadores com o bem-estar e o desenvolvimento educacional dos estudantes e de suas famílias. É fundamental oferecer um ensino de qualidade que atenda às necessidades individuais e coletivas desses alunos, promovendo assim a equidade educacional e o desenvolvimento integral de cada estudante.
22 – Como será contabilizado o Apoio Presencial nas unidades escolares que são PEI e Regulares/Noturno?
A contabilização da meta leva em conta o tamanho da equipe gestora associada à unidade escolar vinculadora, independentemente da quantidade de professores atrelados. A unidade escolar tem autonomia para se organizar da melhor forma considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.
23 – Como o número de professores e gestores são contabilizados no painel do BI?
São todos os professores e gestores que foram registrados da SED em suas posições até o último dia do mês anterior. Se o professor ou gestor foi incorporado à equipe neste mês, ele será refletido no painel do BI no mês seguinte.
24 – Como funciona o cálculo do Índice de Apoios Realizados no painel do BI?
O índice é definido pela quantidade de ciclos de apoio realizados na semana dividido pelo número de pessoas que compõem a equipe gestora da unidade escolar.
25 – Como funciona o farol do Índice de Apoios Realizados?
- Verde: Maior ou igual a 3
- Amarelo: Maior ou igual a 2 e menor que 3
- Vermelho: Menos que 2
Atenciosamente,