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Comunicado DESU2 nº 180 2024 – FAQ – Apoio Presencial

DIRETORIA DE ENSINO SUL 2

TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS

Comunicado DESU2: 180/2024

Data de emissão: 28/03/2024

Solicitado por: Dirigente Regional de Ensino

Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.

 

 

Assunto: Dúvidas e respostas sobre apoio presencial

 

 

Senhores Diretores,

 

 

Segue perguntas e respostas sobre Apoio presencial para ciência.

 

Como faço para esclarecer minhas dúvidas sobre Apoio Presencial?

 

 

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, segue a FAQ:

 

 

1 – O que é o Ciclo de Apoio Presencial?

 

O apoio presencial em aula é uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e ao pedagogo refletirem sobre o processo de ensino a partir de questões propositivas, é uma prática construída a partir de combinados entre a equipe pedagógica e o corpo docente e, principalmente, é uma ação formativa que envolve três momentos: antes, durante e depois.

 

2 – Quais são os objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula?

I – Integrar a escola por meio da articulação e liderança do Diretor Escolar/ Diretor de Escola;

II – Aprimorar as práticas de sala de aula por meio de observações, devolutivas e construção de combinados;

III – Aproximar a gestão escolar da prática pedagógica;

IV – Avaliar resultados e pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos estudantes para tomada de decisões;

V – Melhorar os indicadores de resultados relacionados à aprendizagem dos estudantes.

 

3 – Quais são os pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial?

I – O caráter formativo da avaliação da prática didática;

II – A qualidade da mobilização curricular;

III – A valorização das estratégias de aprendizagem ativa;

IV – A importância do engajamento dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.

 

4 Quais são as etapas do Ciclo de Apoio Presencial?

 

 

5 – Com qual frequência o Apoio Presencia deve ser realizado?

A quantidade, mínima, de Ciclos de Apoio Presencial a ser realizada por cada Unidade Escolar semanalmente será proporcional ao tamanho da equipe gestora, contabilizados pelos seguintes cargos:

  • Unidades escolares de Ensino Regular:
    I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
    II – Vice-diretor Escolar,
    III – Coordenador de Gestão Pedagógica
  • Unidades escolares do Programa de Ensino Integral:
    I – Diretor Escolar/Diretor de Escola,
    II – Vice-diretor Escolar,
    III – Coordenador de Gestão Pedagógica Geral

6 – Como calcular a meta da minha Unidade Escolar?

  • 3 Apoios semanais por integrante da equipe gestora da Unidade Escolar.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

 

7 – O CGPAC pode realizar o Apoio Presencial?

Sim, o Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGPAC) não é contabilizado para o cálculo da meta. No entanto, ele pode realizar Ciclos de Apoio Presencial de forma a contribuir para o alcance da meta da Unidade Escolar.

 

8 – Há alguma meta individual de apoios a serem realizados por cada gestor?

A Equipe Gestora, sob a liderança do Diretor de Escola/Diretor Escolar, deverá se dividir para alcançar a meta semanal de Ciclos de Apoio Presencial a serem realizados, considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.

Para divisão dos Ciclos de Apoio Presencial deverá ser considerado, no mínimo, um Ciclo para cada membro da equipe Gestora.

 

 

9 – Como acessar a plataforma de Apoio Presencial?

Site: https://apoiopresencial.educacao.sp.gov.br/login

Login: O mesmo utilizado na SED.

 

 

10 – Quais docentes aparecem no painel do gestor?

Todos os docentes com contratos regulares e com aulas atribuídas na SED. Somente estes professores terão o nome disponibilizado no painel do gestor. Serão mostrados os docentes da unidade vinculadora e das unidades vinculadas.

11 – É possível que um gestor conclua o ciclo de apoio presencial iniciado por um outro gestor?

Não, somente o gestor que iniciou o formulário de observação pode registrar e concluir o feedback ao professor no sistema. Outros gestores podem consultar o formulário porém os botões de “adicionar” combinados” e “concluir o apoio” não estarão disponíveis.

12 – Quando o ciclo de Apoio Presencial é finalizado?

O ciclo de Apoio Presencial possui as seguintes etapas de registro no sistema:
1ª – Gestor: Responder o Formulário de Apoio;
2ª – Gestor: Realizar feedback do professor;
3ª – Professor: Concluir o ciclo de apoio

O ciclo só é considerado como concluído quando o professor concluir o processo de apoio recebido no sistema.

13 – É possível iniciar mais de um ciclo de apoio presencial a um mesmo professor?
Não, é preciso que o primeiro ciclo seja finalizado para que um novo ciclo possa ser iniciado.

14 – Como alterar um ciclo de apoio que está com o status “Ciclos atrasados”?

Realize o feedback e solicite ao professor que também o conclua no sistema. O status de “ciclos atrasados” é apenas um alerta de que a data prevista para a realização do feedback passou e o ciclo de apoio ainda não foi concluído, devido ao feedback ainda não ter sido registrado ou pelo docente não ter concluído o mesmo no sistema. Ao finalizar o ciclo de apoio, ele ficará com o status de “Ciclos concluídos”.

15 – Como encontrar os professores na lista disponível na página do gestor?

Os professores podem ser encontrados ao digitar o nome do mesmo do campo de “filtro”, disponível na lateral direita da tela ou pela rolagem de páginas disponível no canto inferior direito da tela.
Caso a barra de rolagem não esteja habilitada, atualize a página (F5 no teclado).

16 – Eu consigo visualizar os apoios realizados por outros gestores?
A tela de gestão da escola é a mesma para todos os gestores, representa uma visão compartilhada de todos os professores da unidade escolar que estão com ciclos de apoio em aberto no sistema.

17 – Como funciona o menu de status na home do gestor?

O menu de status mostra o número de professores em cada uma das seguintes etapas:

  • Todos: Todos os professores com aulas atribuídas na unidade escolar;
  • Ciclos atrasados: Todos os professores cuja data prevista para recebimento do feedback do ciclo de apoio mais recente já foi ultrapassada;
  • Ciclos em andamento: Todos os professores cujo ciclo de apoio mais recente está em andamento;
  • Ciclos aguardando início: Todos os professores que ainda não tiveram nenhum um ciclo de apoio iniciado
  • Ciclos concluídos: Todos os professores que já tiveram o ciclo de apoio mais recente concluído por eles no sistema.

Importante: O menu de status se refere ao número de professores que estão com o ciclo mais recente em cada situação e não o número total de ciclos realizados.
Este filtro é dinâmico, por exemplo: um professor que está no status “concluído”, ao ter um novo ciclo aberto, ele será movido para o status “em andamento”.
A somatória de ciclos concluídos poderão ser conferidos pelo painel do BI.

18 – Fiz o feedback ao professor e o ciclo continua com o status “ciclo em andamento” ou “ciclo atrasado”, como proceder?

Após o registro do feedback na plataforma, é preciso que o docente conclua o ciclo de apoio no sistema para que ele conste como “ciclo concluído”.

19 – Quando um gestor entra de férias, muda a meta?

Não muda. Esta é uma das tarefas, dentre as outras, que na ausência do diretor são assumidas pela equipe.

 

20 – As escolas vinculadoras, que atendem as modalidades e atendimento especializado, para estudantes indígenas, quilombolas, em assentamentos, Atendimento Socioeducativo (Fundação CASA) e em Unidades Prisionais (PEP), devem oferecer Apoio Presencial?

Professores que atuam nas turmas inseridas nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e nas unidades prisionais, devem receber o Apoio Presencial, levando em consideração as particularidades desses locais. É imprescindível que a equipe gestora esteja próxima dessas especificidades, articulando os aprimoramentos nas práticas de sala de aula, apoiando professores, avaliando resultados e identificando melhorias na qualidade dos serviços prestados aos estudantes, visando a melhoria dos indicadores de aprendizagem desse público. Para os casos em que existam dificuldades de acesso à escola ou nos serviços de internet, recomenda-se fornecer o feedback no mesmo dia, mesmo que o lançamento no sistema possa ser realizado posteriormente. Nessas circunstâncias específicas, o PEC de Inclusão Educacional e o Centro de Inclusão Educacional (COPED) poderão apoiar nessa prática.

 

21 – Qual é a importância do Apoio Presencial nas escolas que atendem estudantes das modalidades e atendimento especializado, inseridos nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, Fundação CASA e em unidades prisionais?

Cada contexto mencionado apresenta desafios únicos, relacionados às diversidades culturais, socioeconômicas, linguísticas e emocionais. O Apoio Presencial permite a Equipe Gestora se aproximar dos professores, compreender melhor as necessidades específicas desses estudantes e apoiar diretamente na adaptação das suas práticas de ensino. A presença física da Equipe Gestora nessas comunidades e contextos específicos, pode contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários e institucionais, demonstrando o compromisso da escola e dos educadores com o bem-estar e o desenvolvimento educacional dos estudantes e de suas famílias. É fundamental oferecer um ensino de qualidade que atenda às necessidades individuais e coletivas desses alunos, promovendo assim a equidade educacional e o desenvolvimento integral de cada estudante.

 

22 – Como será contabilizado o Apoio Presencial nas unidades escolares que são PEI e Regulares/Noturno?

A contabilização da meta leva em conta o tamanho da equipe gestora associada à unidade escolar vinculadora, independentemente da quantidade de professores atrelados. A unidade escolar tem autonomia para se organizar da melhor forma considerando o maior número de professores apoiados durante o bimestre letivo.

 

23 – Como o número de professores e gestores são contabilizados no painel do BI?

São todos os professores e gestores que foram registrados da SED em suas posições até o último dia do mês anterior. Se o professor ou gestor foi incorporado à equipe neste mês, ele será refletido no painel do BI no mês seguinte.

 

24 – Como funciona o cálculo do Índice de Apoios Realizados no painel do BI?

O índice é definido pela quantidade de ciclos de apoio realizados na semana dividido pelo número de pessoas que compõem a equipe gestora da unidade escolar.

 

 

25 – Como funciona o farol do Índice de Apoios Realizados?

  • Verde: Maior ou igual a 3
  • Amarelo: Maior ou igual a 2 e menor que 3
  • Vermelho: Menos que 2

 

 

Atenciosamente,