DIRETORIA DE ENSINO SUL 2
TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS
Comunicado DESU2: 252/2023
Data de emissão: 05/05/2023
Solicitado por: Núcleo de Informações e Tecnologia.
Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.
Assunto: BI de Monitoramento: Vinculação dos Equipamentos às Unidades Escolares.
Prezado(a)s Diretores(as)
O CIEQ (Centro de Instalações e Equipamentos) vem, por meio deste, informar a respeito da necessidade de correta vinculação dos equipamentos de TI das respectivas unidades escolares, com o objetivo de mapear e monitorar o uso dos equipamentos.
Tendo em vista a realização de um painel de monitoramento de uso dos computadores das unidades escolares, é necessário que seja realizada a vinculação correta entre os computadores e as unidades escolares, por meio dos softwares de gerenciamento embarcados em cada um dos notebooks e tablets enviados centralizadamente pela SEDUC ao longo dos últimos meses.
Para melhor atendimento desta demanda, foi realizado um comparativo entre todos os equipamentos que estão, hoje, já vinculados corretamente e o quantitativo entregue em cada escola da rede estadual desde 2020. Isto posto, segue abaixo um detalhamento dos equipamentos e suas respectivas orientações acerca da vinculação:
Notebooks Sala de Aula (Positivo 2020 e 2023; Multilaser 2023) e Plus Educacional (Lenovo 2023):
- Por meio do software embarcado em imagem, o ‘Bluemonitor’, a tela de vinculação abre automaticamente na primeira ativação. Em caso de equipamentos já ativados, deve ser executada por meio do passo a passo como disposto pelo manual em anexo.
Tablet Android Educacional (Positivo 2022/23):
- Por meio do APP de gerenciamento NAVITA, a vinculação às unidades escolares é automática por IMEI, segundo relatório da Positivo. Um novo método para atualização do remanejamento será implementado em breve. Basta, portanto, realizar o provisionamento da forma correta, como demonstrado no manual de provisionamento anexado.
Chromebooks (Samsung, 2023)
- Por meio do gerenciamento Google, é necessário o provisionamento realizando no primeiro no equipamento login usando a conta ‘@prof’ das unidades escolares, exemplo: ‘eCIEa@prof.educacao.sp.gov.br’, senha ‘eCIEa’. Muitas vezes, é preciso de aproximadamente 5 minutos de navegação online até que o usuário seja registrado. Após o provisionamento de forma correta, o Chromebook estará registrado como pertencente à respectiva escola, permitindo o login com qualquer conta ‘@prof’, ‘@al’ e ‘@servidor’.
Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas através do e-mail desu2nit@educacao.sp.gov.br
Responsáveis: Miqueias e Nanci
Atenciosamente,