DIRETORIA DE ENSINO SUL 2
TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS
Comunicado DESU2: 279/2023
Data de emissão: 15/05/2023
Solicitado por: Centro de Administração e Finanças CAF- (NUT).
Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino
ASSUNTO: GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SISTEMA SED.
Prezados diretores!
Mediante orientações do Centro de Serviços de Nutrição-CENUT, colocamos abaixo, algumas orientações quanto ao estoque virtual da merenda escolar/SISTEMA SED:
Item I: TROCA DE PRODUTO DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE:
Quando o produto (arroz, feijão, carne dentre outros) for identificado com: caruncho, larvas ou outros insetos que tornem o produto impróprio para o consumo humano, e estiver DENTRO do prazo de validade, a unidade escolar deverá:
1- Realizar o cadastro de: troca de produto no sistema SED em: Perfil alimentação escolar – Serviços Escolares – Alimentação Escolar novamente – Operação de Alimentação – Cadastro de Troca de Produto, inserir as informações que o sistema solicita, formalizar ofício, para anexar ao sistema, contendo: fotos do produto e informações como – exemplo: Arroz polido tipo 2, Lote 000005, data de validade 05/05/2050. Além das informações do produto no ofício também deve conter as informações do ocorrido.
2- Após o Cadastro de Troca no sistema SED, o responsável deverá separar o produto em local afastado do estoque, para que não haja a contaminação dos demais produtos;
3- A unidade escolar deverá acompanhar tal solicitação no sistema SED, tendo em vista que o sistema informará o prazo máximo para a empresa responsável realizar a troca do produto, que será dentro de 15 dias;
4- Passado o prazo máximo para a troca, e a empresa não tenha realizado a substituição do produto, a unidade escolar deverá solicitar a Diretoria, autorização para o descarte por troca por meio de ofício, uma vez que o cadastro de troca foi realizado no sistema e até a presente data não houve a substituição do produto por parte da empresa e encaminhar para: esu2caf@educacao.sp.gov.br ou desu2nut@educacao.sp.gov.br e aguardar a devolutiva da Diretoria de Ensino com a autorização para o descarte;
5- Após realizado todos os trâmites legais, a unidade escolar deverá acessar o sistema SED na ABA troca de produto e finalizar a solicitação informando: Troca realizada Total ou Parcial. Ou, caso a troca NÃO tenha sido realizada pela empresa, a escola DEVERÁ finalizar a solicitação como: Troca NÃO realizada, para que assim, o Departamento de Alimentação Escolar NOTIFIQUE a empresa responsável;
Item II: CADASTRO DE SITUAÇÃO ATÍPICA:
A Diretoria de Ensino, orienta as unidades escolares a manterem o estoque virtual fiel ao estoque físico, realizando as BAIXAS DIÁRIAS no sistema SED.
Ao realizar as baixas, o departamento de alimentação escolar identifica a necessidade do envio dos produtos às unidades escolares para o abastecimento do seu estoque físico.
Semanalmente, o Departamento de Alimentação encaminha alimentos para tal abastecimento, devendo a unidade escolar realizar a conferência e o recebimento dos produtos.
Caso a unidade escolar verifique que o seu(s) freezer(s) está chegando na sua capacidade máxima de armazenamento (sugerimos 80% da sua capacidade, porém, fica à critério da unidade escolar), o responsável pela gestão da merenda DEVERÁ:
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Realizar o cadastro de: Situação Atípica no sistema SED em: Perfil alimentação escolar – Serviços Escolares – Operação Alimentar – Cadastro de Situação Atípica, até todas as segundas-feiras, para que assim, a Diretoria de Ensino realize a VALIDAÇÃO da solicitação via sistema, para que o Departamento de Alimentação Escolar autorize tal solicitação;
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Lembramos que, cabe a unidade escolar, realizar a gestão da alimentação, seja no estoque físico ou estoque virtual via sistema SED. Esse cadastro DEVERÁ ser finalizar após o término da data solicitada, exemplo: A unidade escolar solicita a situação do dia 22/05/2023 a 09/06/2023, após esta data a unidade escolar DEVERÁ finalizar a situação no sistema. Caso a unidade queira PRORROGAR a solicitação, deverá realizar a prorrogação uma semana ANTES do final do prazo, pois o Departamento de Alimentação gera as GUIAS para as entregas uma semana antes. Caso haja alguma dúvida, a unidade escolar deverá entrar em contato com a Diretoria de Ensino: Felício, Tamires ou Renata.
Contamos com a colaboração de todos e estamos a inteira disposição.
Telefones: 5042-7924 / 7951ou 9512
E-mail: desu2nut@educacao.sp.gov.br ou desu2caf@educacao.sp.gov.br
Atenciosamente,