Comunicado DESU2 nº 633 2023 – Aplicação SARESP 2023 – 603-2023

DIRETORIA DE ENSINO SUL 2

TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS

Comunicado DESU2: 633/2023      

Data de emissão: 25/10/2023

Solicitado por: Comissão Avaliação Externa

Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino.

 

Assunto: ALTERAÇÃO COMUNICADO 603/2023 

SARESP 2023/ Provão Paulista – INDICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA APLICAÇÃO DAS PROVAS NOS DIAS 06/11, 07/11, 08/11/, 09/11, 13/11, 14/11, 16/11 e 17/11.      

  

 

Senhores Diretores, 

Considerando COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / COPED – 2023 – N º 233 

Em virtude da operacionalização das ações que envolvem a aplicação do SARESP em formato digital, para as turmas dos 6º ao 9º ano do ensino fundamental, considerando a complexidade de elaboração do Plano de Aplicação e à vista das demais demandas em que os supervisores de ensino/educacionais estarão envolvidos na próxima semana, o cronograma de aplicação das provas (anexo I da Resolução) será alterado, conforme segue: 

 

 

 

 

A alteração da Resolução 43/2023 será editada e publicada nos próximos dias para constar essa atualização do cronograma que incide unicamente à aplicação digital. Também estará disponível, em breve, o Sistema Integrado SARESP – SIS para a alocação dos profissionais envolvidos. Aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho dispensado pelas Diretorias de Ensino e escolas nesse processo. Colocamo-nos à disposição pelo e-mail: saresp@educacao.sp.gov.br 

 

 

Reiteramos aos Senhores Diretores que de acordo com o Inciso III do artigo 17 da Res. SEDUC 43/2023, de 29/09/2023 publicada em DOE de 29/09/2023, caberá a Direção da Unidade Escolar organizar com antecedência o processo de aplicação das provas em sua unidade escolar. 

 

A aplicação será realizada pelos professores da própria rede de ensino conforme segue: 

Artigo 12 – Para a realização das provas, deverão ser observados:  

I – o cronograma de aplicação conforme consta no Anexo I desta resolução a seguir: 

 

  • 2º ano: será aplicada pelos professores do 1º ano, 2º ano e 3º ano, da própria escola, em turmas diversas daquelas nas quais lecionam; 
  • 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ªséries do Ensino Médio: será aplicada por professores de escolas diferentes daquelas em que lecionam,  
  • Programa de Ensino Integral – PEI, preferencialmente por permuta com professores de outras escolas PEI, com complemento de carga horária na unidade de origem, observado o período de aplicação das provas e deslocamento, conforme o Plano de Aplicação das Provas elaborado pelas Diretorias de Ensino.  

 

Os professores que aplicarão as provas em escolas diferentes receberão o valor de de ajuda de custo por turma/período; 

Todos os professores que irão aplicar as provas (2º,5º, 6º, 7º 8º, 9º anos do EF e 1ª, 2ª e 3ª série do EM ) deverão ser cadastrados no Portal do colaborador vunesp e indicado no SIS (Sistema Integrado do SARESP), conforme abaixo: 

  • Para que o Diretor possa indicar um aplicador o mesmo terá que estar cadastrado na base de dados de colaboradores da Vunesp. Se o aplicador ainda não estiver cadastrado deverá providenciar o seu cadastro no Portal do Colaborador: https://colaborador.vunesp.com.br/ (apenas professores com aulas atribuídas); 
  • Caso o professor já tenha atuado em qualquer processo realizado pela VUNESP, deverá entrar no sistema para atualizar seu cadastro; 
  • Para realizar o cadastro o aplicador deverá entrar no link https://colaborador.vunesp.com.br/  para realizar seu cadastro. 
  • Preencher todos os dados solicitados; 
  • Dados bancários: para o pagamento será necessário digitar o número e o dígito da agência do Banco do Brasil, bem como o número e o dígito da conta corrente; 
  • Após o cadastro realizado pelo próprio aplicador, o Diretor deverá acessar https://sis.vunesp.com.br/
  • Ao entrar no sistema, clicar em “indicar aplicadores”. 
  • Colocar o CPF do aplicador, caso o sistema localize aparecerá uma mão em verde (cadastrado), neste casa apenas salvas. Se aparecer mensagem em vermelho, solicitar ao aplicador corrigir ou realizar o cadastro. 

     Atenção! Caso seja necessária criar mais indicações clicar em  “Gerar Indicações” que será usado no caso de necessidade de se abrir mais vagas para aplicadores além dos que foram disponibilizados pelo sistema. 

  1. O Diretor deverá digitar o CPF do aplicador e informar os períodos que o aplicador trabalha em sua escola e se ele é professor do 2º ano do ensino fundamental. IMPORTANTE As provas serão aplicadas nos dias 06/11, 07,11 8/11, 09/11, 13/11, 14/11, 16/11 e 17/11, nos períodos: manhã (8h), tarde (14:00h), em caso de mudança no horário, informaremos oportunamente bem como o horário do Ensino Médio. 
    Em anexo o  plano de alocação referente ao 2º ano, 5º ano quanto ao EM será encaminhado em data oportuna.  

    Em caso de substituição de professor de outra U.E. no dia da aplicação, solicitar a escola de origem o cadastro e indicação do professor no SIS, informar a DE SUL 2 o Nome, escola e cpf do professor para alteração imediatamente no SIS.  Sem o cadastro, esse professor não fará jus a ajuda de custo. 

    Todos os professores aplicadores devem estar cadastrados no SIS até o dia 25/10/2023  

    Seguem em anexo: 

  1. Planilha contendo Quadro de logística de alocação de professores, por agrupamento de escolas, do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental; 
  2. Planilhas com as indicações dos professores que atuarão como aplicadores (Anos Iniciais 2º e 5º anos e Anos finais – 6º ao 9º anos) deverão ser preenchidos e devolvidos, impreterivelmente até o dia 25/10/2023 via email, escaneado em PDF e enviado para o email ubirajara.medeiros@educacao.sp.gov.br ou em mãos, na supervisão com Bira ou Sergio; 
  3. Os professores reservas NÃO deverão ser colocados na planilha digital;  
  4. Toda a alocação de professor será feita pela DE; 
  5. Realizar a conferência dos professores aplicadores conforme o plano alocação. Caso seja necessário, solicitar correção.  
  6. Um dia antes da aplicação, dar ciência para o professor quanto ao local e dia que irá aplicar; 
  7. Em caso de dúvidas ligar para:                                                            Bira – 995775758 / 50429501  
    Atenção: Nos dias de aplicação, atenderemos exclusivamente nos telefone celulares ou no telefone do Plantão Saresp a ser informado em breve  s

Coordenação Avaliação SARESP 2023. 

De acordo,                                                             

Rosangela Novais 

Dirigente Regional de Ensino – Sul 2