Comunicado DESU2 nº 644 2022 – Comunicado Aplicação SARESP 2022

DIRETORIA DE ENSINO SUL 2 

TRANSMISSÃO DE COMUNICADOS 

Comunicado DESU2: 644/2022 

Data de emissão: 11/11/2022 

Solicitado por: Comissão Avaliação Externa

Autorizado por: Dirigente Regional de Ensino. 

 

 

Assunto: SARESP 2022 – INDICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA APLICAÇÃO DAS PROVAS NOS DIAS 30 e 01/12.      

  

Senhores Diretores, 

 

Reiteramos aos Senhores Diretores que de acordo com o Inciso VI e IX do artigo 11º da Res. Seduc 81/2022, de 19/10/2022, caberá a Direção da Unidade Escolar organizar com antecedência o processo de aplicação das provas em sua unidade escolar. 

A aplicação será realizada pelos professores da própria rede de ensino conforme segue: 

Artigo 7º – As provas serão aplicadas conforme os seguintes critérios:  

 

 

  • 2º ano: será aplicada pelos professores do 1º ano, 2º ano e 3º ano, da própria escola, em turmas diversas daquelas nas quais lecionam; 
  • 3º ano (Amostral): será aplicada pelos professores do 1º ano, 2º ano e 3º ano, da própria escola, em turmas diversas daquelas nas quais lecionam; 
  • 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ªséries do Ensino Médio: será aplicada por professores de escolas diferentes daquelas em que lecionam,  
  • Programa de Ensino Integral – PEI, preferencialmente por permuta com professores de outras escolas PEI, com complemento de carga horária na unidade de origem, observado o período de aplicação das provas e deslocamento, conforme o Plano de Aplicação das Provas elaborado pelas Diretorias de Ensino.  

 

Os professores que aplicarão as provas em escolas diferentes receberão o valor de de ajuda de custo por turma/período; 

Todos os professores que irão aplicar as provas (2º, 3º ,5º, 9º anos e 3ª série do Ensino Médio) deverão ser cadastrados no Portal do colaborador vunesp e indicado no SIS (Sistema Integrado do SARESP), conforme abaixo: 

 

  • Para que o Diretor possa indicar um aplicador o mesmo terá que estar cadastrado na base de dados de colaboradores da Vunesp. Se o aplicador ainda não estiver cadastrado deverá providenciar o seu cadastro no Portal do Colaborador: https://colaborador.vunesp.com.br/ (apenas professores com aulas atribuídas); 
  • Caso o professor já tenha atuado em qualquer processo realizado pela VUNESP, deverá entrar no sistema para atualziar seu cadastro; 
  • Para realizar o cadastro o aplicador deverá entrar no link https://colaborador.vunesp.com.br/  para realziar seu cadastro. 
  • Preencher todos os dados solicitados; 
  • Dados bancários: para o pagamento será necessário digitar o número e o dígito da agência do Banco do Brasil, bem como o número e o dígito da conta corrente; 
  • Após o cadastro realizado pelo próprio aplicador, o Diretor deverá acessar https://sis.vunesp.com.br/
  • Ao entrar no sistema, clicar em “indicar aplicadores”. 
  • Colocar o CPF do aplicador, caso o sistema localize aparecerá uma mão em verde (cadastrado), neste casa apenas salvas. Se aparecer mensagem em vermelho, solicitar ao aplicador corrigir ou realizar o cadastro. 

    o Atenção! Caso seja necessária criar mais indicações clicar em “Gerar Indicações” que será usado no caso de necessidade de se abrir mais vagas para aplicadores além dos que foram disponibilizados pelo sistema. 

  1. O Diretor deverá digitar o CPF do aplicador e informar os períodos que o aplicador trabalha em sua escola e se ele é professor do 2º e 3º ano do fundamental. 

    IMPORTANTE As provas serão aplicadas nos dias 30/11 e 1/12, nos períodos: manhã (8h), tarde (14:00h) e noite (19h30min). Em caso de substituição de professor de outra U.E. no dia da aplicação, solicitar a escola de origem o cadastro e indicação do professor no SIS, informar a DE SUL 2 o Nome, escola e cpf do professor para alteração imediatamente no SIS.  Sem o cadastro, esse professor não fará jus a ajuda de custo. 

    Todos os professores aplicadores devem estar cadastrados no SIS até o dia 18/11/2021  

    Seguem em anexo: 

  1. Planilha contendo Quadro de logística de alocação de professores, por agrupamento de escolas, do 2º e 3º ano (amostragem); 5º e 9º anos, 3ª série do Ensino Médio; 
  2. Planilhas com as indicações dos professores que atuarão como aplicadores (Anos Inciais, Anos finais e médio) deverão ser preenchidos e devolvidos, impreterivelmente até o dia 18/11/2022 via email, escaneado em PDF e enviado para o email ubirajara.medeiros@educacao.sp.gov.br ou em mãos, na supervisão com Bira ou Sergio. 
  3. Os professores reservas não deverão ser colocados na planilha digital  
  4. Toda a alocação de professor será feita pela DE; 
  5. Na planilha de professores do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, informar o ano considerando a troca do professor; 
  6. Imprimir o Plano de Alocação no dia 23/11, realizar a conferência dos professores aplicadores conforme o plano alocação. Caso seja necessário, solicitar correção.  
  7. No dia 28/11 conferir as mudanças solicitadas na alocação e dar ciencia ao professor. 
  8. Em caso de dúvidas ligar para:       
     Bira – 995775758 / 50429501 

    Atenção: Nos dias 30/11 e 01/12 atenderemos exclusivamente nos telefone celulares ou no telefone do Plantão Saresp a ser informado em breve  

Coordenação Avaliação SARESP 2022. 

De acordo,                                                             

Rosangela Novais 

Dirigente Regional de Ensino – Sul 2